Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sobre Pontos de Vista — Como Aproveitar o que a Vida Tem de Melhor

Teve gente que já assistiu 'Homem de Ferro 3', enquanto eu só vou ver no sábado à noite. Por outro lado, tem gente que só vai ver na semana ou mês que vem... alguns ainda, só quando sair o DVD. — E outros passam fome e frio na rua, enquanto eu reclamo por causa de um filme. O pensamento é aleatório, sim, mas com ele percebi o quanto pontos de vista influenciam na nossa vida. E o quanto nós amamos enxergar tudo da pior forma possível e colocar problemas onde não tem que ter.

Eu não vou dizer que o mundo está mil maravilhas, que tem gente feliz pra todos os lados e que problemas não existem. Afinal, basta sair ai na rua da sua casa que você encontra provas de que o negócio é diferente. Fome. Sede. Pobreza. Catástrofes naturais. Corrupção. Guerras. É uma 'porrada' de coisas pra você acordar de manhã e pensar "mais um dia nesse mundo de merda". Mas eu sei; você sabe; todo mundo sabe (ou deveria saber): tem muito mais do que isso por ai.

Concordo que não dá pra fechar os olhos e ignorar o que acontece ao seu redor. Temos que lutar por melhorias, cobrarmos de quem diz governar essa porra e fazermos nossa parte... Mas nós temos também que ser felizes!

Porque você tem que acordar todo dia pensando que vai ter que ir pro seu trabalho chato ou aquela aula insuportável? Está tudo lá, sim. Só que você acaba esquecendo que aquele céu azul — perfeito — também está lá. Você esquece que tem aquela mensagem de "Bom dia" que, se não chegou ainda, está prestes a chegar — e que foi enviada por aquela pessoa tão especial pra você.

Tu sai pra rua e só sabe reclamar do trânsito ou da poluição, quando poderia estar olhando todas as coisas bonitas que acontecem ao seu redor. Faz careta para aquela comida do dia anterior que tá na sua geladeira, mas esquece de quantos estão procurando comida em lata de lixo. Fica bravo com aqueles 5 conto que perdeu na rua, mas nunca parou pra pensar o quanto pessoas já perderam em enchentes, terremotos e afins.

Viu o quanto a gente consegue ser idiota?

Um dia você acorda, percebe que sua vida passou, você estava ocupado demais reclamando de tudo e todos e esqueceu de curtir, enquanto outros por ai faziam o que tinham vontade e eram muito mais felizes — as vezes com bem menos. E pior: você vê o quanto foi babaca de reclamar, quando na verdade tinha tanto a agradecer.

Tem muita coisa nessa vida que a gente não escolhe, não tem essa chance. E você quer ficar ai desperdiçando o privilégio que tem de poder escolher entre dar mais foco as coisas boas da vida do que as ruins? 

É hora de ver o mundo com outros olhos e um pensamento diferente.

Na próxima vez que acordar de manhã, colocar os pés no chão e se levantar, esteja ciente de que está diante de mais uma oportunidade de ter grandes emoções, novos sorrisos e a satisfação de uma vida bem vivida. Faz o teste e descobre se é melhor reclamar ou aproveitar a cada dia o que tem, dando todo o valor do mundo.

Lembre-se mais daquele abraço do que daquela briga boba. Pensa naqueles que gostam de você e esquece os que te odeiam. Visite aquele lugar que desde pequeno você queria conhecer, mas que nunca foi por estar ocupado demais com outras coisas. Diga Aquela garota ou Aquele garoto o que você sente! Faça tudo o que tiver vontade... e esquece um pouco os problemas.

E dai... lá na frente... você me procura. Me procura e diz, se isso tudo é besteira ou se valeu a pena.


— Hugo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário